Vinagre de maçã: multiuso e superminimalista

Aqui em casa vinagre serve para tudo, menos para temperar a salada! Poderia ser qualquer vinagre, mas para ser multiuso mesmo, é melhor que ele seja sem corante: então o melhor é mesmo o vinagre branco. Muita gente sugere o vinagre de maçã… mas já usei vinagre de álcool, vinagre “sabor limão” (quando cheguei em casa, descobri!), e agora eu faço meu próprio vinagre: superpoderes minimalistas ativar! 😊

Design sem nome

Vinagre, lindo vinagre (caseiro!)

Vinagre na limpeza da casa

Eu comecei usando o vinagre como amaciante e “exterminador de nhaca”. O vinagre, além de evitar a temida “toalha dura”, também é ótimo para sumir com o mau odor de meias e camisetas… é só colocar na máquina de lavar. Eu encho uma tampinha que guardei de uma embalagem antiga e jogo lá dentro no começo da lavagem. A mesma medida do amaciante, pode até começar misturando com o amaciante. Confia em mim, não vai deixar cheiro nas roupas, e elas ainda vão ter uma linda renovada nas cores!

Também dá para usar como tira-manchas: polvilhe bicarbonato de sódio em cima da mancha e pingue o vinagre em cima – os dois reagem liberando bolhas “ativas” (é oxigênio mesmo, viu). Aproveita que já tem o bicarbonato e coloca na máquina também… sabe aquele tira-manchas famoso… pois é, tchau!

Vinagre na beleza

Outro uso muito interessante é como condicionador e tônico para o rosto. Para o cabelo ficar brilhoso, precisa que ele fique com as cutículas fechadas. Para o rosto interagir melhor com o hidratante (e evitar espinhas), é preciso que a pele esteja preparada. Para esses dois fenômenos ocorrerem você precisa de uma condição levemente ácida – Vinagre!!! (coral de anjos ao fundo: ooooh).

É só colocar numa embalagem spray uma parte de vinagre de maçã para uma de água e deixar no box. Tomou banhinho, “sprayou” – olhos bem fechados nessa hora – deixa agir um minutinho, enxaguou, tá pronto! Também, não vai ficar com cheiro de vinagre não… Só tem que cuidar para não deixar o spray para sempre lá no box, tem que trocar, afinal esse treco tá indo no seu corpo, né! Você não vai querer que nenhum micromonstro se desenvolva lá dentro da embalagem, afinal é uma soluçãozinha ácida bem fraquinha em concentração baixa. Aproveita que tá sprayando e passa no pé: se evita o chulé na meia, evita no pé também!

Para gastar o seu spray você faz o seguinte: aplica ele nas partes metálicas do banheiro e tira aquelas marcas de incrustação causadas pela água, passa um paninho e voilá! No rejunte do azulejo ele também combate o mofo… mas tem que dar uma esfregadinha… essa é a dica menos prática do vinagre… que pena… opa, mas lembrei que eu esfrego sempre, nossa… o vinagre é mesmo incrível! (anjos, de novo!)

O vinagre também combate o mau cheiro da caixa do gato. Quando tira a areia, lava, passa vinagre, deixa agir, tira, deixa secar. Fica cheirosinha por mais tempo! E ajuda a manter o bichano mais saudável também.

E claro: nos bons e velhos hábitos culinários: para limpar a salada. Uma porção de vinagre para 10 de água. Deixa agir por 10 minutinhos de molho, e sua saladinha está limpinha e esterilizada.

Como funciona o vinagre

Tudo isso funciona porque o vinagre é antifúngico, antibactericida e desinfetante por ser ácido. É essa característica ácida (o vinagre tem em média 5% de ácido acético) que neutraliza os odores básicos do nosso dia a dia: chulé, cigarro, uréia, cheiro rançoso de gorduras (de peixe, do frango), mofo.  Para potencializar e cortar cheiros de origem ácida (como o do suor das axilas), precisa um componente básico: o bicarbonato de sódio (leite de magnésia também é muito usado) que são grandes companheiros na limpeza natural.

Vinagre caseiro

Para coroar essa odisseia de limpeza e beleza natural (e diminuir a quantidade de embalagens de vinagre indo para a reciclagem todo santo mês), eu resolvi fazer meu próprio vinagre.

Segui mais ou menos a receita da Cristal do Um ano sem lixo e agora eu uso o melhor tipo de vinagre que há: vinagre caseiro! (coral de anjos, se despedindo: óóóóóó)

Semana que vem, apresento para vocês o Meu Vinagre: lindo, lindo! Enquanto isso, tem fotos aqui!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s